Em pré-campanha no Rio Grande do Sul, ex-presidente Lula faz apelo pela união da esquerda para conquista do Palácio Piratini

Jaqueline Silveira

Em pré-campanha no Rio Grande do Sul, ex-presidente Lula faz apelo pela união da esquerda para conquista do Palácio Piratini
Pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou, nesta quinta-feira, sua agenda de pré-campanha no Estado. Ao lado do seu vice, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), o petista se reuniu com partidos aliados e com setores da educação, do cooperativismo e da cultura. Todas as atividades foram realizadas na capital gaúcha.O ponto alto da agenda em solo gaúcho foi o ato pela soberania nacional, realizado na noite de quarta-feira, em uma casa de shows em Porto Alegre, que, segundo os organizadores, reuniu quase 7 mil pessoas. Devido à capacidade limitada, parte dos militantes acompanhou do lado de fora.

Pré-candidato do PT a presidente, Lula, junto com seu vice, Geraldo Alckmin (à direita), e a ex-presidente Dilma, participou de ato público na Capital/ Foto: Ricardo Stuckert (divulgação)

Com a presença dos partidos aliados em nível nacional, exceto o PSB, que tem como pré-candidato a governador Beto Albuquerque, Lula fez um apelo pela união da esquerda no Rio Grande do Sul. Dos três concorrentes ao Piratini, dois estavam no ato: o deputado estadual Edegar Preto (PT) e o ex-vereador Pedro Ruas (PSol).

Albuquerque, que é do partido de Alckmin, quer o apoio do PT a governador para dar palanque ao petista a presidente durante a campanha eleitoral. Por enquanto, o socialista conversa com o PDT, do presidenciável Ciro Gomes. “Eu queria fazer um apelo de irmão, de companheiro: não custa sentar mais uma vez na mesa, não custa mais uma vez sentar e conversar um pouco mais”, pediu o ex-presidente. Antes, em sua manifestação, o presidente estadual do PT, o deputado federal santa-mariense Paulo Pimenta, ressaltou a pré-candidatura e a figura de Edgar, entretanto, afirmou que “estamos prontos para sentar na mesa e construir a unidade para voltar para o Piratini.”

Jaqueline Silveira: vereador de Santa Maria quer teste toxicológico para prefeito, vice e parlamentares; será que o parlamentar tem razão?

Ao som do jingle da pré-campanha, Lula focou parte do discurso nas ações de seus governos, especialmente para os mais pobres, e em críticas ao cenário econômico atual do país. “Um país pode ter toda riqueza do mundo, mas se o povo não tem direito de tomar café de manhã, almoçar e jantar, esse país não é soberano”, afirmou o petista. Já seu pré-candidato a vice, o ex-tucano Alckmin prometeu “suar a camisa” para eleger Lula.

Além da dupla de pré-candidatos, muitas outras lideranças usaram o microfone ao longo da atividade, entre elas a deputada estadual Luciana Genro (PSol), a ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o senador Paulo Paim, a ex-presidente Dilma Rousseff e o pré-candidato a governador do PT pelo Paraná, ex-senador Roberto Requião. Uma caravana de Santa Maria também participou do ato.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso por tráfico de drogas em São Pedro do Sul Anterior

Homem é preso por tráfico de drogas em São Pedro do Sul

Secretaria da Saúde e Instituto do Câncer Infantil lançam serviço para auxiliar profissionais da saúde Próximo

Secretaria da Saúde e Instituto do Câncer Infantil lançam serviço para auxiliar profissionais da saúde

Geral